Palavras-chave: Ecofeminismo; Pensamento Ecológico; Consciência Ambiental; Pós-Fotografia; Fotografia híbrida;
Este workshop explora as interconexões entre ecofeminismo, eco-crítica e pensamento ecológico. Partindo das questões: “O que podem as mulheres fazer perante um mundo à beira do abismo? E como é que a imagem pode fazer vibrar reflexões, ao abarcar a riqueza e a diversidade das formas de vida?” Procuraremos investigar as relações entre feminismo e ecologia. Ao adotar uma abordagem ecofeminista, o workshop desafia as narrativas e estruturas de poder dominantes que regem a nossa relação com o mundo natural. Através do triângulo entre arte, feminismos e ecologia, o workshop explora o papel das artistas neste contexto, ao mesmo tempo que questiona as relações entre indivíduos/coletivos e o ambiente natural. Com ênfase numa ética do cuidado e em abordagens interseccionais para a justiça ambiental, incentivamos os participantes a reexaminar a sua conexão com a natureza e a biologia, procurando uma consciência mais conectada e sustentável.
Além disso, o laboratório apresenta uma reflexão híbrida e existencial sobre o potencial das imagens que apontam caminhos, ou imagens “resolutivas”, termo trazido pelo agricultor e líder quilombola Antônio Bispo do Rosário. Utilizando uma abordagem estética apoiada em investigações históricas, políticas e sociais da pós-fotografia e fotografia híbrida, promove equivalência entre esse arquivo e questões contemporâneas sobre Ecofeminismo e consciência num mundo globalizado. Com base em exercícios, inputs teóricos e artísticos, explora e explora novas maneiras de pensar sobre a nossa relação com a natureza e a biologia. Juntos, discutiremos as dicotomias entre natureza e cultura, a ligação do feminino com as forças naturais, e as relações complexas entre capitalismo, colonialismo e degradação ambiental. Na componente prática do laboratório, os participantes criarão um conjunto híbrido de imagens, utilizando a intervenção fotográfica para mesclar imagens de arquivo com distintas técnicas, promovendo o diálogo entre Fotografia, Pintura e Palavra. Este workshop oferece uma experiência de reinvenção, possibilitando não só reler as imagens à luz da empatia e fluidez da contemporaneidade mas também proporcionar uma reflexão crítica sobre as ecologias e os diversos significados das imagens.
This workshop explores the interconnections between ecofeminism, eco-critique, and ecological thought. Starting from the questions, "What can women do in the face of a world on the brink of abyss? And how can images provoke reflections by embracing the richness and diversity of life forms?" we seek to investigate the relationships between feminism and ecology. By adopting an ecofeminist approach, the workshop challenges dominant narratives and power structures that govern our relationship with the natural world. Through the triangle of art, feminisms, and ecology, it explores the role of artists in this context, while also questioning the relationships between individuals/collectives and the natural environment. With an emphasis on an ethic of care and intersectional approaches to environmental justice, we encourage participants to reexamine their connection with nature and biology, seeking a more connected and sustainable consciousness.
Furthermore, the laboratory offers a hybrid and existential reflection on the potential of images that point the way or "resolutive images," a term brought by the farmer and quilombola leader Antônio Bispo do Rosário. By utilizing an aesthetic approach supported by historical, political, and social investigations of post-photography and hybrid photography, it promotes equivalence between this archive and contemporary issues of Ecofeminism and consciousness in a globalized world. Through exercises, theoretical inputs, and artistic contributions, the workshop explores and seeks new ways of thinking about our relationship with nature and biology. Together, we will discuss the dichotomies between nature and culture, the connection of the feminine with natural forces, and the complex relationships between capitalism, colonialism, and environmental degradation. In the practical component of the laboratory, participants will create a hybrid set of images, using photographic intervention to blend archival images with different techniques, fostering dialogue between Photography, Painting, and Word. This workshop offers a reinvention experience, enabling not only a reinterpretation of images in the light of empathy and fluidity of contemporaneity but also providing a critical reflection on ecologies and the diverse meanings of images.
PT
Ângela Ferreira (aka Berlinde, Porto, 1975) é artista, curadora e investigadora com doutoramento em Comunicação Visual sobre fotopintura e autorrepresentação das nações indígenas, na Universidade do Minho, Portugal. É formada em Estudos Curatoriais e concluiu o Mestrado em Fotografia na Utrecht School of Arts-Holanda. Tem o Pós-doutoramento na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, desenvolvendo estudos sobre práticas visuais contemporâneas que problematizam as formas híbridas da Fotografia. Na última década tem comissariado fotografia contemporânea em toda a Europa, Ásia e países da América Latina, particularmente no Brasil. É co-fundadora do Festival Encontros da Imagem e atualmente é comissária independente de festivais e exposições internacionais, com destaque para o SolarFotoFestival no Brasil, no qual é diretora artística. É consultora de prémios internacionais e integra a associação mundial de fotografia Oracle e o Conselho de Curadores do Museu da Fotografia de Fortaleza, no Brasil. É Professora Auxiliar convidada na Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho e da Universidade Lusófona de Lisboa. É co-fundadora do Nervo_Observatório de Fotolivros Portugueses (2022). Ângela vive entre Portugal e o Brasil e atua no âmbito da transversalidade das narrativas, traduzidas em fotolivros, território no qual a fotografia expressa o seu potencial criativo.
Link BIO : linktr.ee/berlinde
EN
Ângela Ferreira, also known as Berlinde, is an artist, curator, and researcher born in Porto, Portugal, in 1975. She holds a Ph.D. in Visual Communication with a focus on photopainting and self-representation of indigenous nations from the University of Minho, Portugal. She graduated in Curatorial Studies and completed her Master's in Photography at the Utrecht School of Arts in the Netherlands. Her post-doctoral research was conducted at the School of Fine Arts, Federal University of Rio de Janeiro, Brazil, where she explored contemporary visual practices that challenge hybrid forms of photography. Over the past decade, Ângela has curated contemporary photography exhibitions across Europe, Asia, and Latin American countries, with a special emphasis on Brazil. She co-founded the Encontros da Imagem Festival and currently serves as an independent curator for international festivals and exhibitions, notably the Solar FotoFestival in Brazil, where she holds the position of artistic director. Ângela is also a consultant for international awards and is a member of the global photography association, Oracle, and the Curatorial Council of the Museum of Photography in Fortaleza, Brazil. She is Guest Professor at the School of Architecture, Art, and Design at the University of Minho and the Lusofona University in Lisbon. Ângela is also a co-founder of the Nervo_Portuguese Photobook Observatory (2022). She splits her time between Portugal and Brazil, working in the realm of narrative transversality, predominantly expressed through photobooks, where photography realizes its creative potential.
Link Bio: linktr.ee/berlinde