Palavras-chave: contra-narrativas, exposição, arte, imaginação, MAM Rio
A presente comunicação reflete sobre a prática artística e curatorial como meio para imaginar e criar contra-narrativas e contra-visualidade nos museus. A reflexão parte da exposição Atos de Revolta: Outros Imaginários da Independência do Brasil, que esteve em exibição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2022 no âmbito do bicentenário da independência do país. O objetivo da exposição foi desafiar a narrativa oficial construída sobre a independência questionando a sua legitimidade e ao mesmo tempo resgatar histórias e pessoas invisibilizadas. A exposição foi fruto de uma colaboração entre o Museu da Inconfidência e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e reuniu obras dessas instituições, juntamente com peças do Museu Histórico Nacional e do Convento de Santo Antônio. Essas escolhas foram deliberadas, uma vez os acervos dessas instituições foram constituídos através de um projeto político de preservação que tinha como objetivo criar um ideal nacional. Esses acervos desempenharam um papel fundamental na construção do imaginário e na elaboração da narrativa sobre a independência do Brasil, especialmente o do Museu da Inconfidência. Ao serem apresentados no contexto da exposição no MAM Rio, as obras destes acervos foram postas em diálogo com obras de artistas contemporâneos convidados a refletir criticamente sobre a narrativa da independência. O emprego da imaginação atrelado à criação artística no contexto da exposição adquiriu um novo significado, sendo explorado como uma ferramenta para reconstruir algo que foi decidido esquecer, revelando assim a potencialidade da arte como ferramenta de reparação. Por sua vez, a curadoria da exposição questionou a história oficial ao apresentar os objetos dos acervos como fragmentos de uma história incompleta, fazendo refletir sobre a fragilidade das narrativas construídas por meio dos objetos e a política por trás da aquisição e preservação nos museus.
EN Michelle Dona is a PhD student in Heritage Studies with a specialization in Museology at the Faculty of Arts of the University of Porto (FLUP). She is a collaborating researcher at CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória and a research fellow at FCT within the scope of project 2023.02984 entitled “The influence of exhibitions on structural and methodological changes in art museums in the 21st century”. Master in Art Studies with an emphasis on Art Theory and Criticism from the Faculty of Fine Arts of the University of Porto (FBAUP) and a bachelor's degree in Visual Arts from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS).
PT Michelle Dona é estudante de doutoramento em Estudos do Patrimônio com especialização em Museologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). É investigadora colaboradora do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória e bolsista de investigação pela FCT no âmbito do projeto 2023.02984 que tem como título “A influência das exposições nas mudanças estruturais e metodológicas nos museus de arte no século XXI”. Mestre em Estudos de Arte com ênfase em Teoria e Crítica de Arte pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).