Palavras-chave: Pedagogia das Visualidades, Estudos Decoloniais, Silvana Mendes, Cultura Visual, Ecologia Imagética
Imagem comunica. E fala. Desde a Pré-história a imagem é objeto de fascínio, de identidade, de mensagem, de pesquisa. Em tempos contemporâneos ditos pós-modernos por alguns, mesmo na virtualidade dos espaços-tempos imateriais, as imagens traduzem histórias, veiculam desejos e sedimentam símbolos e ícones, modos de ver e de viver. Pesquisar imagens hoje é uma urgência da/na sociedade imagética como forma de compreender mais amplamente as transformações e múltiplas conexões que criamos e nas quais estamos inseridos e ativos: “o campo do social é sempre tributário de uma época”, alerta Maffesoli (1995, p.13). O leitor de imagens lhes atribui sentidos, às vezes diversos daqueles primeiros sob o signo dos quais estas foram produzidas, criando camadas de multirreferencialidade, escrevendo sentidos que se tornam memórias inscritas... É também sob essa ideia que pesquisar imagens é trazer à tona documentos e tecnologias que têm significados atados à época que retratam, tanto quanto interpretações à luz dos conhecimentos e referenciais atualizados. Investigar “um objeto que não é jamais explicável em sua totalidade, e cuja única ambição é extrair-lhe as características essenciais, delimitar-lhes os contornos e mostrar suas consequências aqui e agora” (Kossoy, 2001, p. 28), destacando-se de fundamental importância para que se conheça o contexto onde este objeto, no caso, imagens, foi produzido. Estudar a articulação dos contextos de produção e recepção de imagens na cultura contemporânea como Cultura Visual (Hernández, 2007, p. 22), “refere-se a uma diversidade de práticas e representações críticas em torno das relações entre as posições subjetivas e as práticas culturais e sociais do olhar”. Frente a esse cenário, o trabalho investiga as narrativas contra-hegemônicas propostas pela artista Silvana Mendes em sua obra, confrontando narrativas inseridas na/pela ecologia colonial com outras possibilidades de leituras que pretendem deslocar essas imagens em fluxos críticos de abordagem decolonais. O olhar é muito mais polissêmico e abrangente do que as palavras. Não há palavras que possam descrever totalmente tudo o que vemos. Daí se entende que a Cultura Visual traz representações mais amplas e móveis do que as palavras apenas. Cria textos que podem ser lidos de várias formas e de várias entradas, dependendo do que o leitor traz em sua bagagem e as diversas maneiras que a arruma.
PT
Professora do PPGArtes UERJ e Professora Adjunta no Instituto de Artes da UERJ. Professora PPGE UNESA e Professora Adjunta da Universidade Estácio de Sá (UNESA) nas Licenciaturas/Pedagogia. Licenciada em Educação Artística pela UFRJ. Mestre em Educação e Doutora em Ciências Humanas-Educação pela PUC-Rio. Estágio pós-doutoral pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Membro da Rede Interinstitucional de Ações Coletivas de Universidades do Brasil e América Latina (RIA). Coordena pesquisas sobre a Pedagogia das Visualidades e Estéticas do Lúdico. Líder de Pesquisa dos Grupos: PAVIS Pesquisa em Arte e Visualidades (UERJ); GEPA Estratégias Pedagógicas de Aprendizagem (UNESA). Coordenadora da Brinquedoteca BrincArte Estácio Nova Iguaçu. Atuou por 30 anos na Educação Básica como Professora de Artes nas redes públicas e privadas. É aquariana do dia 30 de janeiro. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5029-3276.
EN
Professor at PPGArtes UERJ and Adjunct Professor at the UERJ Institute of Arts. Professor PPGE UNESA and Adjunct Professor at Universidade Estácio de Sá (UNESA) in Pedagogy. Graduated in Artistic Education from UFRJ. Master in Education and PhD in Human Sciences-Education from PUC-Rio. Has a post-doctoral internship at the Interdisciplinary Center for Social Sciences at Universidade Nova de Lisboa. Member of the Interinstitutional Network of Collective Actions of Universities in Brazil and Latin America (RIA). Coordinates research on the Pedagogy of Visualities and Aesthetics of Ludic. Group Research Leader at: PAVIS Research in Art and Visualities (UERJ); GEPA Pedagogical Learning Strategies (UNESA). Coordinator of the BrincArte Estácio Nova Iguaçu Toy Library. She worked for 30 years in Basic Education as an Arts Teacher in public and private schools. She is an Aquarius on January 30th. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5029-3276.
Palavras-chave: Narrativas autobiográficas, Ensino de Artes, Cultura Lúdica, Formação Docente em Artes, Prodocência
O trabalho apresenta os resultados iniciais de projetos de formação de professores em Artes Visuais do Prodocência – Programa de Incentivo à Docência UERJ (Brasil). O projeto Prodocência EréPomteca: a arte e o brincar para a re-educação das relações étnico-raciais tem como objetivos centrais favorecer o contato do licenciando em Artes Visuais com a prática escolar no chão da escola da Educação Básica para sua formação docente, elaborar e desenvolver metodologias e práticas inovadoras relacionadas à docência no/para o Ensino de Artes em suas interfaces com o lúdico. E o projeto Escritas de Si - Narrativas Autobiográficas como Estratégia de Formação Reflexiva tem como objetivo principal valorizar as experiências vividas em uma perspectiva reflexiva, com destaque para o papel e lugar da experiência no contexto da formação, tanto acadêmica quanto humana, na busca de estimular a reflexividade biográfica e a consciência histórica através de discussões temáticas e do compartilhamento de experiências vividas numa perspectiva socioantropológica. Ambas as propostas vêm sendo realizadas desde junho/22 com crianças de 10 a 12 anos (em média) em uma escola de Educação Básica da rede pública municipal de uma cidade da Baixada Fluminense, região geopolítica do Estado do Rio de Janeiro. As ações e práticas didático-pedagógicas se relacionam à formação docente e fomentam o desenvolvimento de propostas diretamente com os estudantes na unidade escolar, oportunizando aos licenciandos as vivências nos/dos cotidianos escolares em suas nuances e peculiaridades, além das possibilidades de articular aspectos das pesquisas que já vêm sendo desenvolvidas e/ou pode mesmo suscitar temas para investigação. As escritas produzidas pelas crianças – imagemtexto - vêm ao encontro das leituras de mundo que se imbricam numa ecologia imagética que dialoga com suas vivências de ser-estar no mundo e com as vivências dos estudantes em formação, criando microssistemas particulares e de riqueza ímpar. Os projetos tomam centralidade na formação docente em Artes, pois que o Ensino de Artes ocupa lugar de destaque no âmbito escolar tendo em vista que instiga ao posicionamento crítico e ativo em concomitância com o desenvolvimento de metodologias inovadoras no espaço escolar, almejando a transformação das experiências vividas em conhecimento da experiência. Entendemos a escola como uma das possibilidades de desenvolvimento de reflexões sobre os processos de ensino-aprendizagem/ensinagem nos espaços formativos existentes, onde se busca, ao mesmo tempo, estimular o pensamento sobre possíveis formas de pensar-fazer pesquisa na interface universidade-escola.
PT
Professora do PPGArtes UERJ e Professora Adjunta no Instituto de Artes da UERJ. Professora PPGE UNESA e Professora Adjunta da Universidade Estácio de Sá (UNESA) nas Licenciaturas/Pedagogia. Licenciada em Educação Artística pela UFRJ. Mestre em Educação e Doutora em Ciências Humanas-Educação pela PUC-Rio. Estágio pós-doutoral pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Membro da Rede Interinstitucional de Ações Coletivas de Universidades do Brasil e América Latina (RIA). Coordena pesquisas sobre a Pedagogia das Visualidades e Estéticas do Lúdico. Líder de Pesquisa dos Grupos: PAVIS Pesquisa em Arte e Visualidades (UERJ); GEPA Estratégias Pedagógicas de Aprendizagem (UNESA). Coordenadora da Brinquedoteca BrincArte Estácio Nova Iguaçu. Atuou por 30 anos na Educação Básica como Professora de Artes nas redes públicas e privadas. É aquariana do dia 30 de janeiro. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5029-3276.
EN
Professor at PPGArtes UERJ and Adjunct Professor at the UERJ Institute of Arts. Professor PPGE UNESA and Adjunct Professor at Universidade Estácio de Sá (UNESA) in Pedagogy. Graduated in Artistic Education from UFRJ. Master in Education and PhD in Human Sciences-Education from PUC-Rio. Has a post-doctoral internship at the Interdisciplinary Center for Social Sciences at Universidade Nova de Lisboa. Member of the Interinstitutional Network of Collective Actions of Universities in Brazil and Latin America (RIA). Coordinates research on the Pedagogy of Visualities and Aesthetics of Ludic. Group Research Leader at: PAVIS Research in Art and Visualities (UERJ); GEPA Pedagogical Learning Strategies (UNESA). Coordinator of the BrincArte Estácio Nova Iguaçu Toy Library. She worked for 30 years in Basic Education as an Arts Teacher in public and private schools. She is an Aquarius on January 30th. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5029-3276.