Por uma ecologia relacional entre as palavras na poesia de Fiama Hasse Pais Brandão

Gabriel Guimarães Barbosa


Keywords: Poesia Portuguesa, Poesia e Natureza, Fiama Hasse Pais Brandão, Ecocrítica, Poesia e Botânica.


O presente trabalho busca apresentar resultados parciais de uma pesquisa que se debruça sobre o elemento vegetal na obra poética da poeta, ficcionista, dramaturga, ensaísta e tradutora portuguesa Fiama Hasse Pais Brandão (1938-2007). No recorte a ser apresentado, buscar-se-á conceitualizar uma operação presente em toda obra da autora, a criação de uma ecologia relacional entre as palavras. Trata-se de um procedimento ético e estético realizado pela poesia brandoniana, em que as relações internas entre as palavras constroem noções ecológicas que ganham força significativa nos recursos da linguagem e suas formas de relação, isto é, repetições, rimas, metáforas, derivações e flexões morfológicas e ordenamentos sintáticos, retóricos e semânticos que criam um ecossistema entre as palavras e seus sentidos. Defende-se, portanto, que esse procedimento instaura um modo ético de habitação do mundo e amor à natureza, noção sentimental e íntima criada pelas relações entre as palavras no poema. Assim, apresentaremos essa noção a partir do poema “Canto dos insectos”, e versos de outros poemas da autora comparecerão como complementos teóricos que joguem luz na leitura proposta. Também comparecem contribuições teórico-críticas de leitores de Fiama, como Jorge Fernandes da Silveira, e de noções de contato entre poesia e natureza a partir de Efrén Giraldo, bem como noções de ecologia e botânica com Stefano Mancuso e Jean Marie Pelt, principalmente.


Referências

  • Giunta, Andrea. Contra el Canon: El arte contemporáneo en un mundo sin centro. 1a ed. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2020.
  • Brum, Eliane. Banzeiro Òkòtó: Uma Viagem à Amazônia Centro do Mundo. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
  • Didi-Huberman, Georges. Ante el tiempo: historia del arte y anacronismo de las imágenes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2006.
  • Didi-Huberman, Georges. Un conocimiento por el montaje. Entrevista concedida a Pedro G. Romero. Minerva, Madrid, n. 5, p. 17-22, 2007.
  • Freud, S. Escritores criativos e devaneio [1908]. In: SALOMÃO, J. (org.). Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976. v. IX, p. 147-158.


Nota Biográfica


Gabriel Guimarães Barbosa
Doutorando em Literaturas Portuguesa e Africanas pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ, com bolsa do CNPq. Direciona os seus estudos, desde a graduação e mestrado, para a poesia portuguesa moderna e contemporânea, com especial ênfase na obra poética de Fiama Hasse Pais Brandão e suas relações com conceitos de natureza estabelecidos pela filosofia, pelas ciências e, especialmente, pela literatura. Atualmente, atua como professor substituto de Literatura Portuguesa da UFRJ.


GO BACK


^