Antropomorfizar a Terra: Iconografias Ecofeministas em Ana Mendieta e Clara Menéres

Teresa Lousa

Palavras-chave: Ecofeminismo, Corpo, Ana Mendieta, Clara Menéres, Iconografias Femininas


PT

Nos anos 1970 houve uma conexão entre duas artistas que não se chegaram a cruzar: a artista cubana, Ana Mendieta (1948 - 1985) pioneira da Earthart, e a artista portuguesa Clara Menéres (1943-2018). Com as suas temáticas do sagrado, desde figurações mais mitológicas à espiritualização da natureza tiveram o mérito de antropomorfizar a terra, dotando-a de uma inspiração e sensibilidade femininas: terra-mãe irrigada de paganismos, mitologias mesoamericanas (como é o caso da inspiração de Mendieta) e sincretismos cristãos (mais presente em Menéres). A terra destas duas artistas é extensão dos seus corpos, que impregnados de imanência espiritual convocam um imaginário matriarcal arcaico. As duas artistas ao cruzar o corpo com a terra, numa extensão artística vivencial, estabeleceram uma ponte entre a Earthart e a Landart apresentando uma versão artística do sagrado feminino onde se pode ver um pioneirismo da arte ecofeminista. Em Earthworks de Ana Mendieta, há uma encenação de morte que abraça a natureza maternal e se enraíza nesta, na busca de uma origem assente “na crença de Energia Universal que corre em tudo dos insetos ao homem, do homem aos espectros, dos espectros às plantas, das plantas à galáxia” (Mendieta, 1988, p. 98). O recurso à nudez, como podemos ver em Mendieta, foi uma arma usada que fez parte de uma grande revolução da arte praticada por mulheres usando os seus corpos para evidenciar um referencial tão reprimido nas sociedades patriarcais, adquirindo a vulva um valor sagrado, icónico, mas também militante. Como se vê precisamente no caso de “Mulher – Terra – Mãe” de Clara Menéres, apresenta-se um torso feminino moldado em terra, vivo na matéria orgânica e que carrega o destino do devir eterno, dos ciclos da vida e da morte. Os temas dominantes da sua obra escultórica são os mitos fundadores, e cultos solares, aquáticos, e essencialmente de fecundidade, bem evidente em obras como "Papisa" ou "Coincidentia Oppositorum" (1983), dos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian. Esta obra exposta no rescaldo do 25 de Abril, causou algum desconforto, crítica e questionamento. Segundo a artista, “é uma peça que identifica as curvas da paisagem com o corpo da mulher, uma clara referência aos mitos da Terra-Mãe. É uma ideia que está inscrita na tradição mítica e sagrada da humanidade” (Menéres, 2020, p. 162). Esta escultura viva, remete a um lado profundamente ecofeminista: os rituais do semear, do regar, do cuidar que são gestos reveladores das mulheres, nas palavras de Vandana Shiva, como as grandes especialistas na vida. A arte ecofeminista desempenha um papel importante no presente, não só porque contribui para contar aquilo que a história silenciou, mas também porque na identificação com o sagrado da terra, revela-se e desperta-se uma conceção da Natureza que ultrapassa o domínio físico. É uma dimensão espiritual mais ampla que, nessa amplitude se abre a questionamentos místicos, predispõe a uma energia viva e sagrada do cosmos, está sem dúvida presente na obra destas duas pioneiras que romperam com a Land art e abraçaram uma herança estética alternativa: o Ecofeminismo, que se verifica cada dia tão mais emergente quanto necessária.



EN

In the 1970s, there was a connection between two artists who never met: the Cuban artist, Ana Mendieta (1948 - 1985), a pioneer of Earthart, and the Portuguese artist Clara Menéres (1943-2018). With their themes of the sacred, from more mythological figurations to the spiritualization of nature, they had the merit of anthropomorphizing the earth, endowing it with a feminine inspiration and sensitivity: earth-mother irrigated with paganisms, Mesoamerican mythologies (as in the case of Mendieta's inspiration), and Christian syncretisms (more present in Menéres). The earth of these two artists is an extension of their bodies, which, impregnated with spiritual immanence, invoke an archaic matriarchal imaginary. By crossing the body with the earth, in an experiential artistic extension, the two artists established a bridge between Earthart and Landart, presenting an artistic version of the sacred feminine where a pioneering ecofeminist art can be seen. In Ana Mendieta's Earthworks, there is a staging of death that embraces maternal nature and takes root in it, in search of an origin based “on the belief of Universal Energy that runs through everything from insects to humans, from humans to specters, from specters to plants, from plants to the galaxy” (Mendieta, 1988, p. 98). The use of nudity, as seen in Mendieta, was a weapon used that was part of a great art revolution practiced by women using their bodies to highlight a reference so repressed in patriarchal societies, acquiring the vulva a sacred, iconic, but also militant value. As seen precisely in the case of Clara Menéres' “Mulher – Terra – Mãe” (Woman – Earth – Mother), a female torso molded in earth is presented, alive in organic matter and carrying the destiny of eternal becoming, the cycles of life and death. The dominant themes of her sculptural work are founding myths and solar, aquatic, and essentially fertility cults, evident in works such as "Papisa" or "Coincidentia Oppositorum" (1983), in the gardens of the Calouste Gulbenkian Foundation. This work, exhibited in the aftermath of April 25th, caused some discomfort, criticism, and questioning. According to the artist, “it is a piece that identifies the curves of the landscape with the woman's body, a clear reference to the myths of the Earth-Mother. It is an idea that is inscribed in the mythical and sacred tradition of humanity” (Menéres, 2020, p. 162). This living sculpture refers to a deeply ecofeminist side: the rituals of sowing, watering, and caring are revealing gestures of women, in Vandana Shiva's words, as the great specialists in life. Ecofeminist art plays an important role in the present, not only because it helps to tell what history has silenced but also because in identifying with the sacred of the earth, a conception of Nature that goes beyond the physical domain is revealed and awakened. It is a broader spiritual dimension that, in this amplitude, opens to mystical questioning, predisposes to a living and sacred energy of the cosmos, undoubtedly present in the work of these two pioneers who broke with Land art and embraced an alternative aesthetic heritage: Ecofeminism, which is increasingly emerging and necessary.



Referências

  • Mendieta, A. (1988) “Artist Statement”. Em Phelan, Peggy; Reckitt, Helena (Ed) (2001). Art and Feminism. Phaidon Press, p. 98. ISBN: 0-7148-3529-3
  • Menéres, C. (2020) “Auto-retrato: Clara Menéres”. In: Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, N. 4, Edições Colibri
  • Menéres, C. (1977) “Texto sem título”. AAVV (org. de E. M. de Melo e Castro). Representação portuguesa à XIV Bienal de São Paulo / XIV Bienal de São Paulo (1977). MNE/SEC/SNBA
  • Shiva, V. (2017) Valores femininos devem nos guiar rumo à sociedade do bem-estar. A. Akatu. https://akatu.org.br/valores-femininos-devem-nos-guiar-rumo-a-sociedade-do-bem-estar/


Bio


PT
Teresa Lousa (Lisboa, 1978) é doutorada pela FBAUL (2013) com uma tese mais tarde publicada com o título: Do Pintor como um Génio na obra de Francisco de Holanda (2014). É investigadora integrada do CHAM desde 2016, onde pertence actualmente ao grupo de Investigação: Arte, História e Património e onde co-coordena o Seminário permanente Modos da Melancolia. É Professora Auxiliar do grupo de Ciências da Arte e do Património na FBAUL desde 2009, onde lecciona História da Arte, Temas da Arte, Teorias da Pintura e Metodologias de Investigação a diversos Mestrados, para além de orientar teses em várias áreas artísticas com ênfase na Educação Artística. É Co-editora da Revista indexada Art&Sensorium- UNESPAR. Actualmente tem publicado artigos em revistas indexadas e open access, nos quais os seus temas de investigação exploram as relações entre Arte Contemporânea, Melancolia, Morte, Género, Antropoceno, Ecofeminismo e Arte-Terapia.


EN
Teresa Lousa (Lisbon, 1978) holds a PhD from the Faculty of Fine Arts - Universidade de Lisboa (FBAUL- 2013) with a thesis later published about the humanist and artist Francisco de Holanda. She has been an integrated researcher at CHAM since 2016, where she currently belongs to the Research Group: Art, History and Heritage and where she co-coordinates the permanent seminar Modes of Melancholy. She is an Assistant Professor in the Art and Heritage Sciences group at FBAUL since 2009, lecturing on Art History, Art Themes, Theories of Painting and Research Methodologies to various Master's degrees, as well as supervising theses in various artistic areas with an emphasis on Art Education. She is co-editor of the indexed journal Art&Sensorium- UNESPAR. Currently having published articles in indexed and open access journals, in which her research themes explore the relationship between Contemporary Art, Melancholy, Death, Gender, Anthropocene, Ecofeminism and Art Therapy.


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