Reflexões sobre a monocultura do retrato de família nos manuais escolares

Catarina Casais e Margarida Dias


Palavras-chave: arquivo, género, família, manuais escolares, narrativas visuais


Partindo da amostra do projeto [in]visible, que aborda as representações de identidades em manuais escolares portugueses do 1o ano de Estudo do Meio, pretendemos nesta comunicação apresentar uma história do retrato da família ao longo dos últimos 48 anos.

Interessa-nos pensar como as famílias são apresentadas - através das imagens e dos textos que as acompanham -, que relações (de poder e de parecenças físicas/emocionais) existem entre os seus membros, que momentos comuns são destacados e como estereótipos permanecem ou se vão transformando ao longo do tempo.

Tratando-se a família de um núcleo concentrado e privado, que replicada compõe uma sociedade (e numa escala macro e pública), e sendo utilizado o manual escolar como objeto com tendência usual para transmitir conceitos hegemónicos com uma estrutura patriarcal, naturalizados, aproveitamos o arquivo do [in]visible para desenhar um ponto de vista crítico sobre estas representações. Para podermos apresentar a nossa leitura, focamo-nos em cerca de 60 manuais escolares de Estudo do Meio/Meio Físico e Social (1976-2023) para refletir sobre questões como:

  • Que diferentes estruturas fazem parte da família na história dos manuais escolares na época democrática portuguesa?
  • Como são representadas as diferentes pessoas (e seres vivos) de uma família?
  • Existem mudanças nas relações de poder no seio das famílias representadas?
  • Que possíveis impactos/consequências podem transmitir os retratos de família?
  • Que papéis (de género/de idade) são atribuídos a cada membro da família?
  • Como são traçadas as semelhanças físicas/emocionais entre os diferentes membros de uma família?

A apresentação será feita a partir da exposição do Research Catalogue. Pensar no retrato da família, leva-nos a trazer para esta comunicação uma relação com a imagem de família enraizada nos manuais escolares únicos, vindos do Estado Novo e numa relação forte com a religião, uma imagem que se tinha tornado tão familiar, que influenciou o imaginário social, cultural e político português. A intencionalidade de criar mundos ideais nos manuais escolares, invisibilizou e silenci ou narrativas reais das experiências familiares de estudantes em contexto de sala de aula. Neste sentido, pretende-se com esta abordagem repensar as possibilidades de representação de identidades familiares, numa luta contra o pensamento patriarcal, capitalista e colonial. É o debate sobre questões como estas que abrem uma nova possibilidade de se desenhar outras árvores, fora de uma monocultura familiar.


Referências bibliográficas

  • FUCHS, Eckhardt & BOCK, Annekatrin (Eds.) (2018). The Palgrave Handbook of Textbook Studies. Palgrave Macmillan.
  • HOOKS, Bell (2023). Tudo do amor. Orfeu Negro (Publicação original em 2000).
  • KARINTZAIDIS, Nikolaos, CHRISTODOULOU, Anastasia, KYRIDIS, Argyris & VAMVAKIDOU, Ifigeneia (2016). Gender representations in the illustrations of the 6th grade language textbook used in Greek elementary school. Advances in Language and Literary Studies, 7(6), 113-122.
  • NÚNEZ, Geni (2023). Descolonizando afetos. Paidós.
  • WEITZMAN, Lenore J., EIFLER, Deborah, HOKADA, Elizabeth & ROSS, Catherine (May, 1972). Sex-Role Socialization in Picture Books for Preschool Children. American Journal of Sociology, 77(6), 1125-1150. The University of Chicago Press Stable. https://www.jstor.org/stable/2776222


Biografia


PT
Catarina Casais, 1997, Porto. Professora de Artes Visuais do Ensino Básico e Secundário e Investigadora no campo da Educação Artística. Licenciada em teatro no Ramo de Figurinos pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), mestre em Desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e mestre em Ensino de Artes Visuais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Atualmente é doutoranda em Educação Artística na FBAUP e é investigadora no projeto [in]visibilidade das identidades nos manuais escolares portugueses do 1o ano do ensino básico de Estudo do Meio a partir de 1974, financiado pela FCT (2022.05056.PTDC) no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS).

PT
Margarida Dias, 1974. Investigadora integrada do i2ADS - Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, da FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É investigadora responsável do projeto “[in]visible - [in]visibilidade das identidades nos manuais escolares portugueses do 1o ano do ensino básico de Estudo do Meio a partir de 1974”, financiado pela FCT (http://doi.org/10.54499/2022.05056.PT). A sua investigação enquadra-se no grupo de interesse ID_CAI - IDENTIDADES_Colectivo de Acção/Investigação, trabalhando questões decoloniais e antidiscriminatórias na Educação Artística. Desenvolve atividades de gestão de ciência e tecnologia do i2ADS e dos diversos projetos nacionais e internacionais associados. O percurso académico foi trilhado com o Doutoramento em Educação Artística (FBAUP, 2020), o Mestrado em Estudos Criança, Especialização em Comunicação Visual e Expressão Plástica (Universidade do Minho, 2009) e a Licenciatura em Artes Plásticas - Escultura (FBAUP, 1999). Tem feito parte de diversas comissões organizadoras e científicas de eventos científicos.


EN
Catarina Casais, 1997, Porto. Visual Arts Teacher in Primary and Secondary Education and Researcher in the field of Artistic Education. Graduated in Theater in the Costume Design Branch from the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), Master in Drawing from the Faculty of Fine Arts of the University of Porto (FBAUP) and Master in Teaching Visual Arts from the Faculty of Psychology and Educational Sciences from the University of Porto (FPCEUP). She is currently a PhD student in Artistic Education at FBAUP and is a researcher in the project [in]visibility of identities in Portuguese school manuals for the first year of basic education in Environmental Studies from 1974, funded by FCT (2022.05056.PTDC) at the Research Institute in Art, Design and Society (i2ADS).

EN
Margarida Dias, 1974. Integrated researcher at i2ADS - Institute for Research in Art Design and Society, at FBAUP - Faculty of Fine Arts at the University of Porto. She is the researcher responsible for the project “[in]visible - [in]visibility of identities in Portuguese school textbooks for the first year of basic education in Environmental Studies from 1974”, funded by FCT (http://doi.org/10.54499 /2022.05056.PT). Her research falls within the interest group ID_CAI - IDENTIDADES_Colectivo de Acção/Research, working on decolonial and anti-discriminatory issues in Artistic Education. Develops science and technology management activities for i2ADS and the various associated national and international projects. The academic path was followed with the PhD in Artistic Education (FBAUP, 2020), the Master's in Child Studies, Specialization in Visual Communication and Plastic Expression (University of Minho, 2009) and the Degree in Fine Arts - Sculpture (FBAUP, 1999) . She has been part of several organizing and scientific committees for scientific events.


VOLTAR


^