Produção, remix e licenciamento aberto de recursos educacionais: práticas de expansão da ecologia de imagens em meio digital

Palavras-chave: remix; tecnologia; recursos educacionais abertos; ecologia



RESUMO

Tradicionalmente no ocidente, a tecnologia e a ecologia são compreendidas como opostas, enquanto uma é artificial e mecânica, a outra é natural e orgânica. Hui (2020) propõe uma fuga dessa dualidade, para o qual o pensamento não europeu e não moderno só pode responder a atual época tecnológica por meio de um retorno à natureza .

Neste trabalho, essa noção é abordada a partir das experiências do Prosa – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia Ético-Crítica do Centro de Ciências da Educação (CED/UFSC). Com o objetivo de contribuir para a transformação da realidade injusta, o Prosa vem articulando projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão engajados com as vítimas do sistema de totalidade vigente, compreendendo a educação como uma forma de intervenção no mundo (FREIRE, 1996). Dentre suas frentes de trabalho, o Prosa tem desenvolvido projetos de extensão em parceria com o Ministério da Educação e com o Laboratório de Novas Tecnologias do CED/UFSC dedicados à produção de materiais didáticos para distintos contextos educacionais mediados pelas tecnologias digitais.

A partir do aprimoramento das políticas de licenciamento e distribuição abertas adotadas pelo Núcleo em projetos recentes, tais materiais, compostos por hipertextos e multimídias (infográficos, ilustrações, colagens, dentre outros), têm se configurado enquanto recursos educacionais abertos (REA) passíveis de ser adaptados e (re)utilizados de forma gratuita – seja em sua integralidade, seja a partir das mídias digitais que o compõe. Com isso, garante-se maior sustentabilidade dos recursos, uma vez que quanto mais flexíveis e adaptáveis a diferentes contextos forem, mais propícia se torna sua reutilização. O meio digital opera aqui como facilitador de práticas de remix, permitindo a recriação dessas imagens e, a depender da licença adotada, a expansão de sua ecologia. A adaptação que, inicialmente, visava atender uma necessidade local, ao ser compartilhada, contribui para a utilização por terceiros. Há neste ciclo um comprometimento de que os usuários não sejam apenas consumidores, mas produtores e compartilhadores de REA, desse modo configurando uma libertação dos "processos de consumo-produção de conhecimento” (RAMOS-LIMA, 2022, p. 156). Essa ecologia possibilitaria o desenvolvimento de habilidades técnicas que permitiriam a esses sujeitos a realização de pequenas alterações no mundo, ampliando o protagonismo popular e a ação emancipatória (FREITAS; HEIDEMANN; ARAUJO, 2021).

Neste trabalho exploramos o lugar ocupado por temáticas como educação ambiental, ecologia, sustentabilidade e territorialidade nas mídias digitais produzidas pelo Lantec/Prosa (UFSC) em projetos recentes. Para tanto, são analisadas quantitativa e qualitativamente as imagens desenvolvidas antes e após a adoção da política de licenciamento e distribuição abertas de seus materiais. Com isso, espera-se poder identificar possíveis limites e potencialidades tanto das práticas de licenciamento e distribuição adotadas, quanto do enfoque dado aos temas supracitados, bem como avaliar a dimensão estético-visual da produção de imagens que integram os REA desenvolvidos pelo Lantec e pelo Prosa.

De forma a guiar esse processo, partiremos de algumas questões norteadoras: Como podemos adotar práticas digitais de sustentabilidade? Como a prática do remix pode ampliar a ecologia no meio digital?



EN

Traditionally in the West, technology and ecology are understood as opposites, with one being artificial and mechanical and the other natural and organic. Hui (2020) proposes an escape from this duality, suggesting that non-European and non-modern thought can only respond to the current technological era by returning to nature.

This work addresses this notion through the experiences of Prosa – the Center for Ethical-Critical Studies and Research in Education and Technology at the Center for Education Sciences (CED/UFSC). Aiming to contribute to the transformation of unjust reality, Prosa has been articulating teaching, research, and extension projects and actions engaged with the victims of the current totality system, understanding education as a form of intervention in the world (FREIRE, 1996). Among its work fronts, Prosa has developed extension projects in partnership with the Ministry of Education and the Laboratory of New Technologies at CED/UFSC dedicated to producing educational materials for different educational contexts mediated by digital technologies.

Through the improvement of open licensing and distribution policies adopted by the Center in recent projects, these materials, composed of hypertexts and multimedia (infographics, illustrations, collages, among others), have been configured as open educational resources (OER) that can be adapted and reused free of charge – either in their entirety or from the digital media that compose them. This ensures greater sustainability of the resources, as the more flexible and adaptable to different contexts they are, the more likely they are to be reused. The digital medium operates here as a facilitator of remix practices, allowing the recreation of these images and, depending on the license adopted, the expansion of their ecology. The adaptation that initially aimed to meet a local need, when shared, contributes to its use by others. In this cycle, there is a commitment that users are not just consumers but producers and sharers of OER, thus configuring a liberation from "knowledge consumption-production processes” (RAMOS-LIMA, 2022, p. 156). This ecology would enable the development of technical skills that would allow these subjects to make small changes in the world, expanding popular protagonism and emancipatory action (FREITAS; HEIDEMANN; ARAUJO, 2021).

In this work, we explore the place occupied by themes such as environmental education, ecology, sustainability, and territoriality in the digital media produced by Lantec/Prosa (UFSC) in recent projects. For this purpose, the images developed before and after the adoption of open licensing and distribution policies of their materials are analyzed quantitatively and qualitatively. Thus, we hope to identify possible limits and potentialities of both the licensing and distribution practices adopted and the focus given to the aforementioned themes, as well as to evaluate the aesthetic-visual dimension of the production of images that integrate the OER developed by Lantec and Prosa.

To guide this process, we will start with some guiding questions: How can we adopt digital sustainability practices? How can the practice of remix expand ecology in the digital medium?



Referências

  • FREIRE, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  • FREITAS, Marina de; HEIDEMANN, Leonardo Albuquerque; ARAUJO, Ives Solano. Educação nas sociedades do conhecimento: o uso de recursos educacionais abertos para o desenvolvimento de capacidades de ação emancipatórias. Educação em Revista, v. 37, p. e20857, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/p3pypqgpkVgdqJk8PRWnt6h/?format=pdf
  • HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
  • RAMOS-LIMA, Felipe. Educação em ciências e possibilidades de conhecer por meio da Wikipédia. 2022. 181 f. Dissertação - UFSC, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://pergamum.ufsc.br/acervo/380187.


Bio


PT
Rodrigo Antonio de Mattos Toso: Graduando em Psicologia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui formação em psicologia clínica histórico-cultural pelo Núcleo de Psicologia Histórico-Cultural do Ceará. Atualmente é supervisor de Pesquisa no Núcleo Prosa (CED/UFSC). Tem interesse nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural e teoria da atividade, pedagogia socialista, formação de professores e recursos educacionais abertos.

Lara Souza Benedet: Graduada em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestranda em Design na mesma instituição. Atualmente é designer no Prosa. Principais interesses de pesquisa: design aberto, REAs, publicações digitais.

Marcelo Gules Borges: Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas. Mestre em Ecologia (Ciência Ambiental). Doutor em Educação. Coordenação Colegiada do Prosa e de projeto de extensão. Principais interesses de pesquisa: tecnologia e educação, questões ambientais e educação, aprendizagem, formação de professores e produção de REAs.

Felipe Ramos Lima: Licenciado em Física pela Unipampa. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando no mesmo programa. Atualmente, atua junto ao Núcleo de Criação do Prosa e em diversos projetos desenvolvidos. Interesses: ciência e arte, educação científica, investigação temática freireana, teoria da atividade, atividade potencial, sistematização do conhecimento, conhecimento livre, ecossistema wiki, fundamentos da mecânica quântica. Área de pesquisa: ensino e aprendizagem das ciências.

Guilherme Chiappa: Graduado em Ciências Sociais (2015) e mestre em Sociologia Política (2018) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é supervisor de formação no Núcleo Prosa. Tem interesse de pesquisa nas áreas de design educacional, educação e políticas públicas.

EN
Rodrigo Antonio de Mattos Toso: Graduating in Psychology (bachelor's and licentiate's degree) from the Federal University of Santa Catarina. He has training in historical-cultural clinical psychology from the Center for Historical-Cultural Psychology of Ceará. He is currently a Research supervisor at the Prosa Center (CED/UFSC). He is interested in the following topics: historical-cultural psychology and activity theory, socialist pedagogy, teacher training and open educational resources.

Lara Souza Benedet: Graduated in Design from the Federal University of Santa Catarina and studying for a master's degree in Design at the same institution. She is currently a designer at Prosa. Main research interests: open design, OERs, digital publications.

Marcelo Gules Borges: Bachelor's degree in Biological Sciences. Master in Ecology (Environmental Science). Doctor in Education. Collegiate Coordination of Prose and extension projects. Main research interests: technology and education, environmental issues and education, learning, teacher training and production of OERs.

Felipe Ramos Lima: Graduated in Physics from Unipampa. Master in Scientific and Technological Education from the Federal University of Santa Catarina and PhD student in the same program. Currently, he works with the Prosa Creation Center and in several projects developed. Interests: science and art, scientific education, Freirean thematic investigation, activity theory, potential activity, systematization of knowledge, free knowledge, wiki ecosystem, foundations of quantum mechanics. Research area: science teaching and learning.

Guilherme Chiappa: Graduated in Social Sciences (2015) and master in Political Sociology (2018) from the Federal University of Santa Catarina (UFSC). He is currently training supervisor at Núcleo Prosa. He has research interests in the areas of educational design, education and public policy.


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