As foto-esculturas de Ana Teresa Barboza: para além de uma ontologia da fotografia

Victa de Carvalho

Palavras-chave: Fotografia, Fotografia experimental, Arte contemporânea, Arte-têxtil, Ontologia


PT

Ao aproximar a fotografia das práticas andinas de tecelagem, a série “Detrás del têxtil” (2018-2019), da artista peruana Ana Teresa Barboza, oferece pistas para pensar o estatuto da fotografia na contemporaneidade, bem como novas possibilidades de viver em comum no contexto das atuais crises climáticas, sociais, políticas e estéticas. Nesta série, suas imaginações artísticas se desdobram na criação de foto-esculturas de mapas geológicos híbridos de regiões específicas relacionadas às distintas práticas tradicionais de tecelagem peruana. São territórios onde vivem comunidades de língua quéchua e aymará, baseadas, segundo, Elvira Espejo (2022), no sistema da criação mútua, um sistema de co-responsabilidade entre os seres humanos e não-humanos, no qual matéria é sinônimo de ser vivo, capaz de sentir as mudanças em seu corpo e em sua subjetividade de acordo com o modo como recebe cuidados. Ao longo da história da fotografia latino-americana observamos diversas propostas de ultrapassagens do dispositivo modelo da fotografia, nomeado por Antonio Fatorelli (2013) de “forma-fotografia”, responsável por consolidar, ao longo da história “uma concepção purista e direta da prática fotográfica exclusivamente voltada à legitimação de certas propriedades formais, como a imagem instantânea, única e sem interferências.” (FATORELLI. 2013, p. 21). É preciso considerar que a consolidação da “forma-fotografia” se relaciona, sobretudo, a um determinado modo de ver e representar advindos dos princípios da racionalidade europeia, ancorada em critérios como objetividade, racionalidade e progresso, predominantes na modernidade, a partir do século XIX. A “forma-fotografia” (FATORELLI, 2013) responde, portanto, pela parcela de mundo organizada e construída em conformidade ao modelo hegemônico de visão predominante no ocidente, no qual um olhar perspectivado elabora a paisagem em um plano racional e bidimensional, encarnando toda a dinâmica moderna da relação dualista do sujeito com o mundo. Adotar uma perspectiva experimental para pensar a fotografia contemporânea demanda adotar um outro olhar sobre as concepções modernas essencialistas. Sob essa perspectiva, as passagens entre as imagens (BELLOUR. 1997), os híbridos foto-cinematográficos (FATORELLI, 2013), e os diferentes modos não convencionais de inscrição das imagens devem ser observados desde o advento da fotografia, ainda que tenham sido historicamente recalcados sob a denominação genérica de experimental. Ao misturar fotografia de paisagem, bordados tradicionais e tecidos artesanais, Ana Teresa Barboza não apenas ultrapassa a concepção moderna da fotografia, desdobrada também ao longo do século XX em um gênero chamado fotografia de paisagem, mas também expõe visões de mundo antagônicas. As foto-esculturas aqui apresentadas denotam pequenos laboratórios experimentais, nos quais os diferentes métodos de conhecimento e de produção da imagem se interpenetram, se afetam, e se criam mutuamente. Ao questionar os dualismos que sustentam as bases de nossos modos de produção de conhecimento – sujeito e objeto, natureza e cultura –, Ana Teresa Barboza desafia também os parâmetros que estruturam o campo da arte. De que forma esse atravessamento entre diferentes meios artísticos e culturais é capaz de produzir um pensamento crítico sobre a fotografia na contemporaneidade é a preocupação central desta proposta. Trata-se de observar em que medida o esgotamento do planeta, dos modos de produção e da própria centralidade do humano, temas recorrentes em diversos trabalhos artísticos na atualidade, encontram correspondência no esgotamento do pensamento ontológico sobre a imagem fotográfica, pressuposto nos dispositivos de produção visual e audiovisual modernos. Sob a perspectiva de uma fotografia expandida, trata-se de perceber como a fotografia atravessada pelas práticas ancestrais de tecelagem, comumente associadas ao universo do trabalho artesanal feminino, pode funcionar como uma potente estratégia estético-política para a produção de outros modos de ser e de estar em comum.



Referências Bibliográficas

  • BELLOUR, Raymond. Entre-imagens. São Paulo: Papirus, 1997
  • BRIZUELA, Natalia. Depois da fotografia. Uma literatura fora de si. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
  • ESPEJO, Elvira. Yanak Uywaña, la crianza mutua de las artes. La Paz: Estado Plurinacional de Bolivia , 2022.
  • FATORELLI, Antonio. Fotografia contemporânea. Entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
  • ROSSI, Veronica. Paisagem Desbordado. In: Catálogo MALBA Tejer las Piedras. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: MALBA, 2022.


Bio


PT
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e mestrado em Comunicação pela mesma universidade (2003). Concluiu o doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa na Université Paris1: Sorbonne. Atualmente é professora associada da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura - PPGCOM-ECO/UFRJ. Foi coordenadora da Central de Produção Multimídia da ECO/UFRJ entre 2016 e 2019, e coordenadora do PPGCOM ECO/UFRJ entre 2019 e 2021. É integrante o grupo de pesquisa N-imagem e vice-coordenadora do grupo de pesquisa Fotografia, Imagem e Pensamento (CNPq). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, arte contemporânea, cinema, vídeo e novas mídias.


EN
Has a degree in Social Communication from the Federal University of Rio de Janeiro (1999) and a master's degree in Communication from the same university (2003). She completed her doctorate at the Federal University of Rio de Janeiro, with a research internship at Université Paris1: Sorbonne. She is currently an associate professor at the School of Communication at the Federal University of Rio de Janeiro, and a permanent professor at the Postgraduate Program in Communication and Culture - PPGCOM-ECO/UFRJ. She was coordinator of the ECO/UFRJ Multimedia Production Center between 2016 and 2019, and coordinator of PPGCOM ECO/UFRJ between 2019 and 2021. She is a member of the N-imagem research group and deputy coordinator of the Photography, Image and Thought research group (CNPq). Has experience in the area of ​​Communication, with an emphasis on Arts, working mainly on the following themes: photography, contemporary art, cinema, video and new media.


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