Palavras-chave: Amazônia, fotofilme, floresta, resistência, cosmovisões.
PT
Transver – palavra inventada pelo poeta Manoel de Barros. No Livro Sobre o Nada, em 1996, ele escreveu: O olho vê, a lembrança revê e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo.
Depois de me encontrar com a Floresta Amazônica, em 2013, precisei de tempo para me encontrar em confluência com o poeta e com as cosmovisões quilombolas e indígenas e voltar aos meus arquivos para transver as imagens que fiz e dar novos destinos a elas.
Neste trabalho escolhi a linguagem do fotofilme – junção da linguagem do cinema: duração, plano, movimento (...), com o corpo da fotografia.
O hibridismo de linguagens incorporadas ao fotofilme, remete também à minha formação em fotografia e às referências buscadas nas artes visuais, no cinema, na literatura e na ação política, no modo como me vejo em relação com o mundo.
Nestes cruzamentos de vidas e inspirações nasceu o trabalho artístico TransVer. Um fotofilme feito com imagens fotográficas da Floresta Amazônica. Ele fala sobre tempo, natureza e da frequente violência usada para justificar o suposto desenvolvimento, ou o que Nego Bispo chamaria de des- envolvimento. Os brancos “povo da mercadoria”, como bem disse Davi Kopenawa, atravessados pela ganância, são incapazes de sonhar (Kopenawa, Albert, Bruce, Davi, 2015). Sonho aqui poderia também ser compreendido como viver. Ainda, segundo o autor-xamã , os brancos só sonham com eles mesmos, dada a sua incapacidade de perceber o outro, e neste outro caberia um mundo de possibilidades.
Este trabalho faz também um duplo poético/feminista. Entendendo a floresta como uma força feminina e, por isso (se isso fosse pouco), ela é alvo da misoginia e machismo de homens brancos que governam o chamado mundo do progresso e do deus mercado. Esse homem, estereótipo de poder, que precisa dominar, explorar, domar, controlar e mercantilizar tudo. É nesta visão de mundo falocêntrica e mergulhada em pensamentos curtos e obscuros, como diria Kopenawa (2015), “com a cabeça cada vez mais cheia de esquecimentos...” que torna a floresta foco e alvo de toda a sua estúpida e violenta sanha de destruição.
Na cosmovisão quilombola e indígena, a ecologia está ligada à vida que, por sua vez, é tudo que veio à existência. Deste modo, mesmo que imaginariamente, as imagens também se tornam habitantes da floresta. Uma manifestação que ocupa um lugar.
Fortaleço-me no desejo de apresentar a floresta como o centro. Como escreve Viveiros de Castro, como “vasta e ilimitada Terra cosmopolítica (...)” (in: Kopenawa, Albert, Bruce, Davi, 2015). Espaço potente de conhecimentos, afetos e ancestralidade.
EN
Transver – a word invented by the poet Manoel de Barros. In the Book About Nothing, in 1996, he wrote: The eye sees, the memory re-sees and the imagination trans-sees. It is necessary to trans-see the world.
After encountering the Amazon Rainforest in 2013, I needed time to find myself in confluence with the poet and the quilombola and indigenous cosmovisions and return to my archives to trans-see the images I made and give them new destinations.
In this work, I chose the language of photofilm – a combination of the language of cinema: duration, shot, movement (...), with the body of photography.
The hybridity of languages incorporated into the photofilm also refers to my training in photography and the references sought in the visual arts, cinema, literature and political action, in the way I see myself in relation to the world.
In these crossings of lives and inspirations, the artistic work TransVer was born. A photofilm made with photographic images of the Amazon Rainforest. It speaks about time, nature and the frequent violence used to justify supposed development, or what Nego Bispo would call underdevelopment. The whites “people of merchandise”, as Davi Kopenawa said, crossed by greed, are unable to dream (Kopenawa, Albert, Bruce, Davi, 2015). Dream here could also be understood as living. Furthermore, according to the author-shaman, whites only dream of themselves, given their inability to perceive the other, and in this other a world of possibilities would fit.
This work also makes a poetic/feminist double. Understanding the forest as a feminine force and, for this reason (if that were not enough), it is the target of misogyny and machismo of white men who govern the so-called world of progress and the god of the market. This man, a stereotype of power, who needs to dominate, exploit, tame, control and commodify everything. It is in this phallocentric worldview and immersed in short and obscure thoughts, as Kopenawa (2015) would say, “with their heads increasingly full of forgetfulness...” that makes the forest the focus and target of all their stupid and violent urge for destruction.
In quilombola and indigenous cosmovision, ecology is linked to life which, in turn, is everything that came into existence. Thus, even if imaginatively, the images also become inhabitants of the forest. A manifestation that occupies a place.
I strengthen myself in the desire to present the forest as the center. As Viveiros de Castro writes, as “vast and unlimited cosmopolitical Earth (...)” (in: Kopenawa, Albert, Bruce, Davi, 2015). Powerful space of knowledge, affections and ancestry.
PT
Soninha Vill, 1970, natural de São José, mora e trabalha em Florianópolis. Fotógrafa/artista, mestra em Educação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina, dedica-se à fotografia há mais de quinze anos. Desenvolve a sua pesquisa a partir da fotografia documental, mas de forma expandida. Seus trabalhos, de certo modo, são desenvolvidos a partir de uma reação ao contexto, ora pondo em evidência a paisagem e o modo como nos relacionamos com ela, momentos onde o local e o global se espelham e/ou se tocam. Ora falando de questões relacionadas às mulheres nesta relação, destaque para o etarismo, o machismo (...) e as formas de invisibilizar estes corpos . Entende que viver é um ato político, por isso seus trabalhos mostram os caminhos por onde são tecidas suas reflexões e o modo como se engaja politicamente pelo mundo. Participa, em Florianópolis, da Coletiva7Mulheres, grupo de mulheres artistas que trabalha a partir da linguagem da fotografia. Nos últimos anos participou de várias mostras e exposições, individuais e coletivas. Destaques para os trabalhos – Amazônia, Exposição Coletiva Comunidade de Ressonâncias, no Centro Cultural Veras, 2023, Fpolis. Exposição Noite, paisagens imaginárias, da Coletiva 7 Mulheres no Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões, 2023 Curitiba. O trabalho Cidadão de Bem, realizado entre 2018 e 2021, projetado no Festival de Arles, França. O ensaio (De)Passagem para o mar, 2020-2021- resultado da residência artística Missão Fotográfica BC. Participação na produção e curadoria da Exposição coletiva VerAcidade, 2018, no Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler, UDESC, Florianópolis/SC. Mostra Prelúdio da Noite, no Laboratório NEFA, 2019. Esta exposição multimídia foi apresentada no Festival Instantes, em Avintes, Portugal, 2019 e no 9º Festival Foto em Pauta, Tiradentes, 2019.
EN
Soninha Vill, 1970, born in São José, lives and works in Florianópolis. Photographer/artist, master in Education and Communication from the Federal University of Santa Catarina, has dedicated herself to photography for over fifteen years. Develops her research based on documentary photography, but in an expanded way. Her works, in a way, are developed from a reaction to the context, sometimes highlighting the landscape and the way we relate to it, moments where the local and the global mirror and/or touch each other. Now talking about issues related to women in this relationship, emphasis on ageism, machismo (...) and the ways of making these bodies invisible. She understands that living is a political act, which is why Her works show the paths through which her reflections are woven and the way she engages politically around the world. In Florianópolis, she participates in Coletivo 7 Mulheres, a group of women artists who work through the language of photography. In recent years she has participated in several shows and exhibitions, both solo and group. Highlights for the works – Amazônia, Collective Exhibition Comunidade de Resonâncias, at Centro Cultural Veras, 2023, Fpolis. Night Exhibition, imaginary landscapes, by the Collective 7 Women in the BRDE Cultural Space - Palacete dos Leões, 2023 Curitiba. The Good Citizen work, carried out between 2018 and 2021, projected at the Arles Festival, France. The essay (De)Passagem para o mar, 2020-2021 - result of the artistic residency Missão Fotográfico BC. Participation in the production and curation of the collective exhibition VerAcidade, 2018, at the José Luiz Kinceler International Festival of Art and Culture, UDESC, Florianópolis/SC. Prelúdio da Noite exhibition, at the NEFA Laboratory, 2019. This multimedia exhibition was presented at the Instantes Festival, in Avintes, Portugal, 2019 and at the 9th Foto em Pauta Festival, Tiradentes, 2019.