A conferência teve duas edições anteriores, em 2019 e 2022, realizadas em Lisboa. A ideia da primeira edição surgiu e foi desenvolvida por um grupo de estudantes de doutoramento e pós-doutoramento que investigam nas áreas da cultura visual e das artes e comunicação do coletivo EVAM. A iniciativa expandiu-se e tornou-se um fórum de discussão internacional.
A conferência visa reunir investigadores e investigadoras em cultura visual, artes dos media e humanidades de diferentes disciplinas e abordagens académicas, bem como artistas, fotógrafos.as, cineastas, performers, curadores.as e jornalistas, etc., interessados.as em debater narrativas e práticas visuais contra-culturais numa perspetiva problematizadora.
Teresa Castro é professora associada em estudos cinematográficos na Université Sorbonne Nouvelle desde 2011 e investigadora no Centre Alexandre Koyré. Histoire des sciences et des techniques (CNRS, EHESS, MNHN). Foi investigadora de pós-doutoramento no museu do quai Branly (Paris) e investigadora convidada no Max Planck Institute for the History of Science (Berlim). Publicou La Pensée cartographique des images. Cinéma et culture visuelle (Aléas, 2011), coordenou vários volumes colectivos e dossiers temáticos de revistas e é autora de várias dezenas de textos, publicados em revistas e livros de diferentes países.
Uma parte significativa da sua pesquisa actual concentra-se sobre as formas de vida vegetal na cultura visual e as histórias ambientais da fotografia e do cinema. Neste âmbito, publicou “The Mediated Plant” (e-flux journal, 2019) e co-editou o livro colectivo Puissance du végétal et cinéma animiste. La vitalité révélée par la technique (Presses du réel, 2020) bem como o dossier “Histoires écologiques de la photographie” da revista Transbordeur (2024). Em paralelo das suas atividades académicas, desenvolve também um trabalho de crítica e de programação. Em 2023, no âmbito do programa de residências da rede Terra Batida, criou a conferência performance “Conspirações”.
Na ICCI24 a autora virá falar-nos das histórias ambientais da fotografia e do cinema.
Professor e Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (2003) e Doutorado em Progettazione Ambientale pela Università di Roma - La Sapienza (2010). Atuou também como docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de 2013 a 2016.
No campo acadêmico, atua no Ensino de Projeto de Arquitetura e busca associar, de forma crítica, a prática projetual às questões relacionadas à cidade e paisagem, bem como, às questões ambientais e a tecnologia da edificação. Possui foco de atuação estruturado pelas atividades de extensão, integradas ao ensino e a pesquisa, com especial interesse à contribuição social da arquitetura e do urbanismo, atuando nos últimos anos em conjunto com comunidades tradicionais e povos indígenas, bem como no desenvolvimento de projetos arquitetônicos institucionais e de educação.
Alyne Costa é filósofa, professora e pesquisadora da PUC-Rio e da APPH. Sua pesquisa aborda o Antropoceno e o colapso ecológico considerando também cosmovisões e modos de vida não ocidentais.
Sua tese Cosmopolíticas da Terra: modos de existência e resistência no Antropoceno foi a vencedora do Prêmio Capes de Tese 2020 na área de filosofia. Coordena o projeto "A Terra e nós: educação, pesquisa e cidadania no Antropoceno" e é co-coordenadora da coleção Desnaturadas, da editora Bazar do Tempo.
A inscrição é obrigatória, mas não são cobradas taxas para oradores e ouvintes.
Idiomas de trabalho: Português, Inglês e Espanhol.
Propostas
18 de março de 2024 30 de março de 2024
Notificação de Aceitação
30 de abril de 2024 18 de Maio de 2024
Inscrição
30 de maio de 2024
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.
Teresa Mendes Flores - ICNOVA, Lisboa, Portugal
Ana Lúcia Mandelli de Marsillac - UFSC, Florianópolis, Brasil
Margarida Medeiros - ICNOVA, Lisboa, Portugal
Filippo Di Tomasi - ICNOVA, Lisboa, Portugal
Anderson Abreu - UFSC, Florianópolis, Brasil
Andressa Colbachini - UFSC, Florianópolis, Brasil
Amadeu de Oliveira Weinmann - Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Brasil
Barbara Bergamaschi - ICNOVA, Lisboa, Brasil
Diogo Bento - CICANT, Lisbon, Portugal
Flávia Gizzi - UFSC, Florianópolis, Brasil
Gerusa Bloss - UFSC, Florianópolis, Brasil
Iacã Macerata - UFSC, Florianópolis, Brasil
Rita Cássia - ICNOVA, Lisbon, Portugal
Sílvio Marcus Correa - UFSC, Florianópolis, Brasil
Amadeu de Oliveira Weinmann - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Anderson Abreu - Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Andrea Zanella - Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Angela Ferreira, aka Berlinde - Universidade do Minho, Portugal
António Fernando Cascais - ICNOVA, Portugal
Camila Peixoto Farias - Universidade Fernando Pessoa, Brasil
Carla Fernandes - ICNOVA, Portugal
Cláudia Madeira - ICNOVA, Portugal
Daniela Finzi - Diretora do Museu Freud, Áustria
David Pavón Cuéllar - Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, México
Elizabeth Edwards - Universidade Monfort, Reino Unido
Filipa Duarte de Almeida - Universidade Omar Bongo, Gabão
Filippo Di Tomasi - ICNOVA, Portugal
Gabriel Resende - Universidade Federal Fluminense, Brasil
Hadley Howes - Universidade de Queen's, Canadá
Iacã Macerata - Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Ilda Teresa Castro - ICNOVA, Portugal
Joseph Tonda - Universidade Omar Bongo, Gabão
Káthia Maheirie - Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Laura Smith - Universidade Estadual de Michigan, Estados Unidos
Leticia de Brito Cardoso - Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Lia Vainer - Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Lucienne Martins Borges - Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Márcio Mariath Belloc - Universidade Federal do Pará, Brasil
Maria Luísa Fragoso - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Maria Lucia Macari - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Maria Teresa Cruz - ICNOVA, Portugal
Marita Sturken - Universidade de Nova Iorque, Estados Unidos
Marta Lúcia Pereira Martins - Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
Mériti de Souza - Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Mauro Luiz da Silva - Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
Nuno Miguel Proença - ICNOVA, Portugal
Patricia Hayes - Universidade do Cabo Ocidental, África do Sul
Raquel de Barros Pinto Miguel - Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Richard Cleminson - Universidade de Leeds, Reino Unido
Sílvia Pinto Coelho - ICNOVA, Portugal
Susane Vasconcelos Zanotti - Universidade Federal de Alagoas, Brasil
O website desta edição de 2024 apresenta fotografias da artista Ângela Berlinde, a partir do seu trabalho Transa (2020). Agradecemos a generosidade da artista.
Ângela Berlinde (aka Berlinde, Porto, 1975) é artista, curadora e investigadora com doutoramento em Comunicação Visual sobre fotopintura e autorrepresentação das nações indígenas, na Universidade do Minho, Portugal. É formada em Estudos Curatoriais e concluiu o Mestrado em Fotografia na Utrecht School of Arts-Holanda. Tem o Pós-doutoramento na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, desenvolvendo estudos sobre práticas visuais contemporâneas que problematizam as formas híbridas da Fotografia.
Bio Link
Na vastidão da floresta amazónica, TRANSA convida-nos para uma dança estética e existencial através do hibridismo da fotografia e surpreende-nos com mitos e contos indígenas, como o de Iracema, a "virgem dos lábios de mel” do romance de José de Alencar, numa personificação da graça criativa e fecundadora da natureza. TRANSA surge como reflexão sobre a existência contemporânea, ameaçada pelo limbo e brutalidade dos processos de colonização que agora se revertem. A Terra, neste tempo suspenso, parece ecoar um grito surdo que agrega todas as forças civilizatórias juntas - as repressoras e as subalternas, as da história maioritária e as minorias, a mulher, o negro, o indígena, o colonizador.
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