O Menino Experimental em Portugal - Essay on the Found footage film "Portugal Pequenito"

Bárbara Bergamaschi Novaes

Palavras-chave: contra-arquivo, found footage, cinema de arquivo, cinema e outras artes, cinema de poesia, cinema expandido, cinema experimental, narrativas decoloniais


PT

Filmado no parque "Portugal dos Pequenitos", em Coimbra, a curta-metragem “Portugal Pequenito” é um híbrido entre documentário e ficção que combina imagens de arquivo da Cinemateca Portuguesa com imagens captadas pela cineasta em Super 8 em 2021. O filme faz parte de uma série autoral de "transliterações" (conceito de Haroldo de Campos) da investigadora-cineasta, que nos últimos 5 anos tem criado filmes-poema com material de arquivo e imagens de found footage.

“Portugal Pequenito” compõe o 3º elemento da trilogia e expande esta investigação teórico-prática, traduzindo para a linguagem audiovisual o poema “Menino Experimental” do poeta surrealista Murilo Mendes, agora abordando questões de memória, colonialismo e identidade. O projeto busca portanto criar um "contra-arquivo", e aborda o intercâmbio do cinema com outras artes, e a capacidade da montagem de dotar as imagens de novos sentidos.

O filme encontra-se atualmente em em fase de pós-produção e já com um primeiro corte que intencionamos exibir na conferência Counter Image. A previsão é que o filme estreie em festivais de cinema internacionais em 2025.

Sinopse: O enredo trata um dia na vida de três crianças brasileiras, João, Chico e Joaquim, que exploram o parque e suas miniaturas. Os jogos performáticos das crianças para câmera são cotejados por versos do poema e por imagens de arquivo. Estruturado num arco dramático que se intensifica, o filme culmina num clímax em que as crianças “tomam conta” do parque. 6 filmes da Cinemateca Portuguesa (de 1917, 1932, 1959, 1967) - entre eles do acervo colonial - foram pré-selecionados para estruturar a narrativa, sendo o principal um documentário de João Mendes, de 1959.

Pertinência do projeto: O Parque de diversões infantil "Portugal dos Pequenitos", criado durante o Estado Novo, destaca-se como o primeiro parque do género em Portugal. Criado com o intuito educativo de transmitir a história nacional portuguesa às crianças, foi idealizado em 1940 por Bissaya Barreto e projetado por Cassiano Branco. Atualmente, alberga reproduções em miniatura do património português e uma área dedicada às ex-colónias, como Brasil, Moçambique e Índia, com exposições de artefactos antropológicos. Em 2022, o parque registrou 221.820 visitantes.

Contudo, o parque carece de uma abordagem crítica. Não há material educativo e sinalética presente no lugar que elaborem as problemáticas do discurso colonialista e ufanista do Estado Novo. Este défice ganha relevância se considerarmos que desde 2020 o movimento Black Lives Matter capitalizou um debate público global sobre o que fazer com estátuas e monumentos coloniais em espaços públicos.

Debater o Portugal dos Pequenitos é extremamente pertinente no ano de 2024, também pela iminência da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, ainda mais se considerarmos que a revolução dos cravos teve a contestação contra a Guerra Colonial como um de seus catalisadores. A sua revisitação é essencial para entender a ligação entre a descolonização e a revolução dos cravos.

Este será o primeiro projeto audiovisual a explorar o Portugal dos Pequenitos de forma artística. O facto da investigadora ser também ela imigrante vinda de uma ex-colônia portuguesa, traz também uma perspetiva singular ao projeto.



Referências

  • BARON, Jaimie. The Archive Effect: Found Footage And The Audiovisual Experience Of History. Ed. Routledge, 2013
  • BRENEZ, Nicole; CHODOROV, Pip. Cartography of found footage. Paris: Re:Voir, 2000.
  • DERRIDA, Jacques. Mal de Arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Editora Relume. 2001.
  • ELSAESSER, Thomas. O Cinema como Arqueologia das Mídias. Editora SESC- São Paulo. 2018
  • GUASCH, Anna Maria. Os lugares da memória: a arte de arquivar e recordar. Revista- Valise, Porto Alegre, v. 3, n.5, ano 3, julho de 2013
  • GUNNING, Tom. Finding The Way - Films Found on a Scrap Heap. in Found Footage Cinema Exposed. Eye Film Museum Catalogue. 2012.
  • WEES, William C. Recycled Images - The Art And Politics Of Found Footage Films. Anthology, Film Archives, 1993.


Bio


EN

Bárbara Bergamaschi Novaes, Italian-Brazilian researcher, critic and filmmaker, born in 1989 in Brasília, Brazil. Currently she lives and works in Lisbon. With a PhD in Literature, Culture and Contemporaneity from PUC-Rio, a thesis on the cinema of Peter Tscherkassky, she was a Visiting PhD Researcher at the School of Arts at the Portuguese Catholic University of Porto. She has a bachelor's degree in Social Communication from the Federal University of Rio de Janeiro, and a master's degree in Performing Arts from the same institution. During her graduation, he studied Cinema at the Université de Paris 8, France. Her course completion short film "Fora D ́Água" received the Poetic Distinction Award at the 17th FBCU, being licensed for Petrobras' Canal Porta-Curtas and shown in the Halls Campaign on the Vice channel.

She worked in the audiovisual market at Canal Futura and in several production houses such as Conspiração Filmes, Barra Filmes, Samba Filmes, PóloFilme and Dona Rosa Filmes. She developed authorial projects in parallel with visual experimentation and use of archive images. Her films “A Casa é a Viagem”, “Bicho Azul” and “Animal-Estar”, were shown at festivals in Portugal, Brazil and India. Highlights include "Animal-Estar", shown at the Cinematheque of the Museum of Modern Art in Rio de Janeiro and at the Muséum national d'Histoire Naturelle in Paris.

She was a professor of Performing Arts at the Federal University of São João-Del-Rei, publishing articles in periodicals such as DOC-Online, Interact, Significação, ECO-Pós and Poiesis. She is an associate film critic at ABRACCINE, recognized by Fipresci, with contributions to the newspaper Estado de São Paulo, the magazines Cinética, Multiplot, Criticos.com, Beira, Blog de Cinema do Instituto Moreira Salles and others. Associate member of SOCINE and AIM-Portugal. She is currently Science Communication Manager and Researcher at G.I Cultura, Mediação & Artes at ICNOVA. She developed the short film "Portugal Pequenito" and her first feature film, "Três Mulheres" was selected for the Paradiso Multiplica Incubator and for consultancy with Script Doctor, Pascale Rey, at the Varilux/2022 French Film Festival.


PT

Bárbara Bergamaschi Novaes, investigadora, crítica e cineasta ítalo-brasileira, nascida em 1989 em Brasília, Brasil. Vive e trabalha em Lisboa. Doutorada em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, com tese sobre o cinema de Peter Tscherkassky, foi Visiting PhD Researcher na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto. Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestra em Artes da Cena pela mesma instituição. Durante a Licenciatura, estudou Cinema na Université de Paris 8, França. Seu curta de conclusão de curso, "Fora D ́Água" recebeu o Prémio Distinção Poética no 17o FBCU, sendo licenciado para o Canal Porta-Curtas da Petrobras e exibido em Campanha da Halls no canal Vice.

Trabalhou no mercado audiovisual no Canal Futura e em diversas casas de produção como Conspiração Filmes, Barra Filmes, Samba Filmes, PóloFilme e Dona Rosa Filmes. Desenvolveu em paralelo projetos autorais com experimentação visual e uso de imagens de arquivo. Seus filmes “A Casa é a Viagem”, "Bicho Azul" e "Animal-Estar", foram exibidos em festivais em Portugal, Brasil e Índia. Destaque para "Animal-Estar", exibido na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no Muséum national d'Histoire Naturelle de Paris.

Foi professora de Artes da Cena da Universidade Federal de São João-Del-Rei. Publicou artigos em Periódicos como DOC-Online, Interact, Significação, ECO-Pós e Poiesis. É crítica de cinema associada da ABRACCINE, reconhecida pela Fipresci, com contribuições para o jornal Estado de São Paulo, as revistas Cinética, Multiplot, Criticos.com, Beira, Blog de Cinema do Instituto Moreira Salles e outros. Membro associada da SOCINE e da AIM-Portugal.

Atualmente é Gestora de Comunicação de Ciência e Investigadora do G.I Cultura, Mediação & Artes no ICNOVA. Desenvolve a curta "Portugal Pequenito" e a sua primeira longa, "Três Mulheres", selecionado para Incubadora Paradiso Multiplica e para consultoria com a Script Doctor, Pascale Rey, no Festival de Cinema Francês Varilux/2022.


GO BACK


^